Explorando a essência do Yoga: uma jornada rumo à serenidade e consciência. Bem-vindo à Casa da Alma.
Numa época em que o excesso de informação é tão ou mais prejudicial que a falta dela, é essencial que procuremos cada vez mais ir de encontro às fontes mais puras que nos permitam beber do conhecimento verdadeiro.
O que muitas vezes se passa é que o ritmo acelerado dos dias de hoje não cria as condições para o aprofundamento e reflexão cuidada, premissas fundamentais para qualquer busca que não pretenda ficar reduzida à superfície. Ora, se há uma característica distintiva no Yoga, é precisamente esta busca pela causa fundamental, pela essência, pela Origem e, como tal, não devemos de forma alguma contentar-nos com os seus aspectos mais periféricos, por muito na moda que estes possam estar.
Não podemos negar que hoje o Yoga está na “moda”, no sentido em que um número cada vez maior de pessoas já ouviu falar ou praticou alguma das formas associadas ao Yoga. No entanto, o Yoga é hoje em dia quase sempre reduzido às suas posturas (Asanas) ou técnicas respiratórias (Pranayamas) mais ou menos exóticas que, na melhor das hipóteses, nos conduzem ao aumento da flexibilidade, à correção postural e uma sensação geral de bem-estar que, por sua vez, ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade tão presentes nas sociedades atuais.
As aulas de Yoga têm como objetivo trazer o corpo e a mente para um estado de maior equilíbrio e serenidade, abrindo desta forma as portas para um estilo de vida mais consciente e preparado para lidar com as oportunidades e os desafios do dia a dia. Em cima do tapete, temos a oportunidade de sentirmos quando devemos ser mais fortes ou mais flexíveis, quando devemos persistir ou mudar de rumo, quando devemos ser mais ativos ou mais contemplativos, criando o espaço e o tempo para cada um (re)conhecer as suas emoções e pensamentos de forma mais próxima. É com grande sentido de humildade, mas também de responsabilidade e entusiasmo que nos propomos a partilhar este caminho da forma como ele chegou até nós, com aqueles que sentirem o seu coração vibrar com esta possibilidade.