Descobre estratégias práticas para reduzir o desperdício alimentar em casa. Assume o controlo, faz escolhas inteligentes e torna-te parte da revolução contra o desperdício.
O desperdício alimentar começa no nosso caixote do lixo!
Sabias que de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) cerca de um terço de todos os alimentos produzidos anualmente é desperdiçado? Mas antes que se ache que podemos apenas e só responsabilizar a indústria por esta situação permanente, está na altura de assumires a tua responsabilidade neste número, seja em casa, seja nas escolhas que fazes na hora de comprar.
Vamos fazer um exercício? Olha para o teu caixote do lixo: foi lá que acabou um iogurte que ficou esquecido no fundo do frigorífico? É desperdício. É lá que encontras os talos da salsa e as folhas dos brócolos? É desperdício. Fizeste uma dose generosa de um estufado, mas ao fim de 2 dias a comer sempre a mesma coisa, acaba por ficar perdido numa caixa e tem como destino final mais certo o teu caixote? É desperdício!
Ah sim, porque como diria a minha mãe “deitar comida fora é o mesmo que deitar dinheiro para o caixote”. As minhas táticas para evitar e reduzir ao máximo o desperdício alimentar em casa, são coisas práticas, que não só permitem evitar o desperdício como poupar.
Abre os armários, o frigorífico e o congelador, e tenta usar TUDO o que tens.
Às vezes parece uma tarefa hercúlea mas acredita em mim, vai despertar a tua criatividade. Vais ver que no fundo do congelador está um armazenamento de ingredientes incrível. E talvez assim se acabe de vez com aqueles pacotes de massas de mil formatos que já estão no fim.
Faz uma lista de compras.
Parece aquela dica já super batida, mas pensa assim: chegas ao supermercado e não te lembras se tens cenouras; compras cenouras; há demasiadas cenouras em casa e arrumas por cima destas as que acabaste de comprar; acabas por usar as cenouras mais recentes; passadas 2 semanas há cenouras moles e bafientas no frigorífico com o destino já certo. Fazer uma lista e arrumar as compras pela ordem do prazo de validade e pela antiguidade em casa, ajuda a que não se dupliquem artigos e a que se consumam efetivamente todos.
Faz escolhas inteligentes.
Se escolhes os iogurtes com o prazo de validade mais extenso, mesmo que sejam para comer naquela mesma semana, ou escolhes sempre as maçãs com a casca lisa e sem textura , então também contribuis para muito do desperdício que se gera do lado do retalhista. Escolhe de acordo com as tuas necessidades e lembra-te, manchas ou estrias na casca da fruta, são tão normais quanto as que nós temos.
Faz o teu melhor, faz a tua parte. Pequenas mudanças imputam grandes progressos!