Sustentabilidade em cada gota: a conexão entre a kombucha, ecossistemas e a preservação do planeta.
A importância dos Ecossistemas
Já que temos de viver num sistema que seja num ecossistema. Acredito que para qualquer coisa funcionar é preciso que existam vários componentes que se complementam entre si e acrescentam valor global. Podemos ver um ecossistema em tudo na nossa vida, nas relações, no trabalho, na família, nas amizades, no amor, numa horta, no planeta e até dentro de uma garrafa de kombucha.
A garantia de ter um ecossistema é a certeza do equilíbrio. Afinal o que é um ecossistema?
Um ecossistema é um conjunto de comunidades que habitam num espaço e interagem entre si e com o meio ambiente. Contribuindo para um sistema estável e equilibrado. A palavra deriva do grego e significa “conjunto de um habitat”. A principal característica de um ecossistema é a presença de um conjunto relativamente fechado, estável no espaço e no tempo, de matéria e fluxo de energia entre os fatores bióticos e abióticos, por exemplo uma floresta.
Nesta rubrica quero apelar à importância de termos sistemas ecológicos naturais já criados que sustentam e equilibram o nosso planeta, porém com a má atividade agrícola e práticas rotineiras do ser humano provocam a destruição dos mesmos. Sem um sistema estável e equilibrado poderemos começar a contagem decrescente para o nosso fim. O “Relógio do Clima”, em setembro de 2020, marcava sete anos para evitar uma catástrofe climática. Sete anos é pouco tempo se pensarmos numa única pessoa a agir, mas são 2555 Dias de milhões de pessoas que podem e devem fazer a diferença. E eu digo que temos todos os dias do resto das nossas vidas para salvar, preservar e criar ecossistemas. Temos de começar já!
Para ficarem mais esclarecidos quanto ao problema que ultrapassamos e também para ver e ouvir as soluções aconselho vivamente a ver o documentário de David Attenborough.
É urgente criar um sistema dentro das grandes empresas que defenda as florestas e a pegada carbónica, assim como é urgente ficarmos atentos às soluções para diminuir as alterações climáticas.
É simples, quando bebes uma kombucha, estás a beber um ecossistema feito por bactérias positivas que equilibram o teu sistema e flora intestinal, que tal viver dentro dessa garrafa e dar de beber ao planeta tudo aquilo que produzimos com as nossas ações?
Germina-te e germina o mundo sendo um agente ativo e positivo no nosso Ecossistema!
Um grande abraço verde para todos do vosso agricultor urbano. Até breve em ecossistemas bonitos!
Imagens: frames do filme de David Attenborough: A Life on Our Planet (2020)
Imagens: frames da série “Our Planet’s” de Alastair Fothergill e Keith Scholey.