A resiliente procura por sustentabilidade têxtil durante a pandemia

por Catarina Santos Cunha

Moda sustentável em foco: a crescente consciência ambiental e a pandemia que transformou tendências

Mais de metade dos responsáveis de sustentabilidade das marcas de têxtil e vestuário registaram um aumento na procura dos consumidores por práticas e produtos ambientalmente sustentáveis desde o início da pandemia de Covid-19.

Um estudo feito pelo US Cotton Trust Protocol, que pretendia medir o impacto que a pandemia teve no calendário internacional de sustentabilidade das principais marcas e retalhistas de moda, bem como nos negócios ligados ao sector têxtil, concluiu que os pedidos alusivos a ações ambientais e por produtos mais ecológicos tiveram um crescimento significativo com o COVID-19 e 42% salientaram que os consumidores estão mais expressivos nessas exigências e que podem deixar de ter no leque de preferências uma determinada marca se a mesma não for ao encontro dos seus critérios de sustentabilidade.

«É evidente que a Covid-19 trouxe desafios econômicos na cadeia de aprovisionamento, mas este estudo mostra que as empresas e os clientes permanecem focados na sustentabilidade», afirma Dr. Gary Adams, presidente do US Cotton Trust Protocol, citado pelo just-style.com.

Com o aparecimento do vírus, algumas empresas passaram a temática da sustentabilidade para segundo plano, enquanto outras mantiveram-se focadas na meta primordial. Cerca de  9% interromperam as iniciativas neste sentido, contudo a maioria das empresas continuam a caminhar para um modelo de negócio mais sustentável através da produção, origem das matérias-primas e rastreabilidade. Melhorar a transparência nos relatórios ambientais, impulsionar a sustentabilidade no aprovisionamento e alinhar os programas existentes com os protocolos e padrões de sustentabilidade são algumas das ações que as empresas inquiridas estão a implementar nos programas de sustentabilidade. Estabelecer parcerias externas até que as empresas estejam novamente aptas para reinvestir em inovações faz também parte das medidas aplicadas.

O Artesanato como Identidade Cultural

O artesanato Português e o trabalho dos artesãos está intrinsecamente ligado à cultura popular e é muito caraterístico dos meios rurais, onde as tradições continuam a ser transmitidas oralmente de geração em geração.

Cada região tem o seu artesanato típico, de acordo com a vida das comunidades locais, tornando-se assim parte da identidade cultural de um povo e que contribui para a coesão social e para o desenvolvimento económico das regiões.

No património do artesanato português, destacam-se os bordados, as rendas, a tapeçaria, a tecelagem, a joalharia, a cestaria e as cerâmicas pintadas.

Nas últimas décadas, fruto de um diálogo com o design, o artesanato urbano tem associado a tradicional produção manual a uma imagem mais atual e adaptada ao gosto moderno. Há hoje muitos artesãos que gerem pequenos negócios e fornecem a procura crescente destes produtos, bem como lojas especializadas em artesanato nacional. A etiqueta de “handmade” em Portugal confere a estas peças a garantia de qualidade, que ganham um reconhecimento crescente nos mercados internacionais.

Por isso, é tão importante a preservação e dignificação do artesão e das atividades artesanais, através da qualificação dos seus trabalhadores e passagem de conhecimento.

Enquanto património e herança cultural da identidade portuguesa, o artesanato deve ser tratado como um setor de atividade de valor inestimável.

Catarina Santos Cunha

Especialista em moda sustentável e fundadora da Kind Purposes

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